Publicado em: 16-05-2015

E-commerce. Por onde começar.

Se você está interessado em construir seu e-commerce e não sabe por onde começar, você precisa acompanhar este texto:

O interesse em abrir um negócio na internet tem crescido muito nos últimos 5 anos e a tecnologia tem ajudado muito nesse crescente fenômeno. Mas a pergunta fica: Por onde começar?

São inúmeras ferramentas, tutoriais e plataformas disponíveis para se construir um e-commerce com funções complexas. A tecnologia ficou tão disponível que é possível até mesmo construir uma loja virtual sem muito custo. Basta uma "passeada" no Google para encontrar páginas de: "Faça você mesmo sua loja virtual", "Crie seu site hoje mesmo",
"e-commerce fácil e grátis.

mercado de e-commerce está repleto de grandes varejistas, que vendem uma infinidade de produtos e soluções para empreendedores que querem iniciar no ramo. Muitos deles com preços bastante competitivos. Em fim, opções é o que menos falta hoje em dia. Porém assim como todo novo negócio, é necessário planejamento e quando se trata da web, este deve ser meticuloso.

- A escolha da plataforma
Dentre as inúmeras opções de plataformas disponíveis, dê preferência aquelas que ofereçam suporte e manutenção constante com técnicos disponíveis para atende-lo prontamente. Sua loja não pode permitir sofrer falhas de programação nos sistemas de cálculo; cadastro de cliente e programa de frete
e, principalmente, não deve sofrer lentidões e  quedas pois isso lhe custará a perda de clientes. Os danos causados por um dia de falha no servidor são inúmeros. Sua loja deixa de ser indexada nos mecanismos de busca fazendo com que você perca posições de destaque nas pesquisas do Google. Além de por em jogo a reputação da sua loja. Caso você tenha investido em campanhas de anúncios para promover seus serviços online; um problema no servidor pode fazer com que seu dinheiro seja escoado pelo ralo.

Antes de optar por um e-commerce , analise o mercado e escolha uma empresa experiente, que tenha solidez no suporte técnico e se possível, pesquise se outras empresas utilizam esse mesmo sistema de e-commerce.
Verifique se a empresa que oferece a plataforma possui uma boa carteira de clientes, visite suas páginas e vejam se estão bem atualizadas e funcionais. Escolha uma plataforma a qual seja simples administra-la e que seus recursos possam ser utilizados de forma intuitiva.

- O Suporte técnico

Muitas empresas que oferecem plataformas de e-commerce têm dificuldade de prestar um bom suporte técnico inviabilizando a manutenção da sua loja virtual. Não há nada mais desagradável do que você ter um problema em seu sistema e não poder resolve-lo a tempo de não causar transtorno aos seus clientes. Sites de registro de reclamações estão repletos de usuários insatisfeitos com o suporte técnico disponibilizado por essas empresas que oferecem muitas vantagens no preço mas que pecam na qualidade de atendimento. Os danos por essa situação são de curto e longo prazo, uma vez que, após ter contratado o serviço, você investe tempo para preparar sua loja cadastrando produtos e inserindo conteúdo. Você se torna dependente daquele sistema uma vez que se dispôs a aprender a administra-lo e quando há necessidade de migrar para outra plataforma, há um grande transtorno pois terá que recomeçar todo o trabalho já feito anteriormente e se adaptar as novas funções de outra plataforma.

- A escolha do layout

Um bom layout além de básico é fundamental para que o seu negócio alcance destaque. Procure ser o mais original possível evitando cair na armadilha de repetir o mesmo design de muitas outras empresas. Ele deve ser atrativo, limpo e intuitivo para que o cliente não se perca durante a navegação e que consiga fazer suas compras com eficiência e rapidez.

- Formas de pagamento

Sua plataforma deve oferecer ao cliente, todas as formas de pagamento. (Cartão de crédito, boleto bancário,etc.) ter um ambiente seguro com dados criptografados e certificado de segurança. Ofereça também o seguro opcional para mercadorias em caso de roubo ou extravio no envio
de produtos.

- Uso de redes sociais

Muito do seu tempo e recursos devem ser investidos nessa etapa. A concorrência no mercado é sempre muito grande, por isso a divulgação da sua loja é mais do que obrigatória. O diferencial que você pode oferecer aos seus clientes; além do melhor preço possível, é ter mais aproximação deles.
As redes sociais são ferramentas que desempenham esse papel muito bem. Divulgue seus lançamentos e novidades nas redes sociais, oferecendo informações e vantagens de seus produtos para que seus clientes fiquem mais informados.

Crie fóruns de discussão sobre seus produtos ou serviço onde seus clientes possam dar suas opiniões, fazer críticas. Dessa forma você fica mais informado das necessidades de seus clientes e aperfeiçoa seu atendimento.

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