Publicado em: 23-05-2015

A importância do e-commerce em smartphones e tablets.

Saiba a importância da participação deles no comercio eletrônico.

E-commerce nos smartphones e tablets hoje em dia são uma realidade. O acesso a internet via celular está se tornando mais comum do que se imagina e por consequência, as compras online estão se tornando cada vez mais numerosas. O crescimento é exponencial, por tanto, todos empreendedores da web precisam adaptar suas plataformas de e-commerce para atender essa nova parcela de mercado.

O Google recentemente adotou uma medida importante em seus mecanismos de pesquisa com relação a smartphones e tablets. A partir de agora todos os sites e lojas virtuais que tiverem seus Layouts adaptáveis a todos os tipos de tela terão maior prioridade nos resultados do buscador. Significa que os sites que não atenderem o requisito poderão perder seus posicionamentos gradativamente para os concorrentes que seguirem essa tendência.

Essa mudança representará uma necessidade urgente de adaptação de praticamente todo o conteúdo da web. Bom, todos sabiam que esse dia chegaria mais cedo ou mais tarde com a invasão maciça dos gadgets no mercado com acesso a internet. Eles agora fazem parte do nosso dia a dia e estamos o tempo todo conectados postando fotos nas redes sociais, fazendo pesquisas lendo, jogando e até fazendo compras online.

O número de brasileiros que passou a utilizar a internet via smartphones e tablets cresceu vertiginosamente. Apesar de apenas 17% das pessoas acessarem a rede por meio de seus celulares em 2011, o número do ano anterior foi de 7% o que mostrou um crescimento de 340% em menos de 2 anos.

Por isso, aqueles que possuem sua plataforma de e-commerce desatualizada, terão que migrar a um novo sistema responsivo que atenda essa exigência. Essa nova tendência também mostra uma questão que muitas vezes se ignora. Não basta que sua página tenha uma boa aparência e que tenha recursos animados e outros efeitos dinâmicos. Ela precisa ser eficiente, funcional, leve e adaptável a todos os navegadores e que esteja disponível também nos gadgets.

Reunir todos esses elementos não é tarefa fácil e é nessa hora que o conhecimento e a experiência de um bom profissional em web fazem toda a diferença. O site não pode simplesmente ser acessado pelos smartphones e tablets. Sua estrutura precisa ser funcional e os recursos de programação devem funcionar exatamente como funciona a versão para desktop. Muitas páginas na internet que podem ser acessadas pelos smartphones sofrem algumas falhas, travamentos, erros de preenchimento de formulários e lentidão. Esses são eventos que ocorrem em páginas que não foram bem projetadas e isso traz decepção a muitos usuários que acabam desistindo de acessar o seu site.

Pra aqueles que já se adaptaram à nova exigência, conseguiram estar a um passo a frente e quando se trata de comercio eletrônico, estar a frente é manter-se em destaque e como a concorrência nunca descansa é bom ir logo se adaptando para não ficar obsoleto.

Alguns podem até menosprezar esse novo comportamento em navegar na internet pelo smartphone, porém atente ao fato que existem muitas pessoas que acessam a internet via celular a maior parte do tempo. Caso sua loja virtual não esteja de acordo com essa tendência, você estará ignorando uma parcela bastante numerosa do mercado.

Um site ou loja virtual adaptado às plataformas móveis oferece ao seu cliente facilidade, opções de acesso e manuseio. E como os computadores tornaram-se praticamente ferramentas exclusivas de trabalho, é menos frequente que os clientes acessem páginas que não estejam ligadas as rotinas do serviço. O que sobra é o acesso a internet no horário de almoço ou outros pequenos intervalos e aí que entram os celulares.

É importante que sua pagina tenha fácil acesso e que seus recursos estejam organizados de forma que a experiência da navegação seja bastante intuitiva.

Juntamente com as novas exigências, o Google disponibilizou também um serviço que pode avaliar o quanto seu site é compatível com a nova tendência onde você pode conferir neste link.

Compartilhar